FORMAÇÃO ONLINE | 20 NOVEMBRO 2021 | 10h - 13h 

Inscrição | 25€

- Assim que submeter a sua inscrição, através do formulário, receberá uma resposta no seu e-mail com a confirmação e os dados para pagamento por transferência bancária.
- A inscrição só será válida após cobrança da mesma.
- O prazo de inscrição é até 72 horas antes da formação.

Resumo

As dificuldades de aprendizagem na adolescência transitam, em geral, da infância, mas adquirem novas caraterísticas em função da fase da vida em que o jovem se encontra. Em primeiro lugar, é importante compreender que os conteúdos escolares se complexificam e, para alguns jovens, torna-se difícil acompanhar as aprendizagens esperadas porque não têm os pré-requisitos necessários. Em segundo lugar, a adolescência é uma fase particular, em que a maioria dos jovens se sente desconfortável com a diferença, desenvolvendo assim muitas estratégias para disfarçar as suas dificuldades ou mesmo para as negar. Surgem assim os comportamentos de desinteresse, desmotivação e desinvestimento nas tarefas escolares, os quais em algumas situações acabam por se vir a ligar a comportamentos de risco e/ou ao abandono escolar. Importa intervir atempadamente e ajudar cada adolescente com dificuldades de aprendizagem a definir um percurso vocacional ajustado a si e às suas necessidades e em que lhe faça sentido investir.

Conteúdos

- As dificuldades dos adolescentes com “dificuldades de aprendizagem”
- Estratégias de gestão do estudo
- Estratégias em sala de aula para melhorar o desempenho dos adolescentes com dificuldades
- Percursos escolares alternativos na adolescência
- Estudo de caso

Destinatários

Professores do 6º ao 12º anos ou de educação especial, psicólogos, psicomotricistas, terapeutas da fala, técnicos de educação especial e reabilitação, psicopedagogos e pais.

Formadores

Sandra Sobreira, psicóloga clínica 

Local | Plataforma Zoom (Acesso Gratuito)

- A formação será através da plataforma ZOOM, pelo que deverá tê-la instalada no seu dispositivo (computador, tablet ou telemóvel).
- Recomendamos a utilização de auscultadores.
- O link do Zoom para ingressar na formação será enviado 48horas antes.